sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quaresma 2010


Quaresma, Tempo de Recolhimento, tempo favorável ao encontro pessoal, com Deus e com o outro.
Para cada cristão, viver a Quaresma é viver o sentimento do Amor e de oferecimento, de nós, aos que nos são mais próximos.
Quaresma = quarenta dias. Quarenta dias foi o tempo que Jesus passou no deserto em preparação para a caminhada triunfal da Cruz. Cruz, sinal de Vitória de Vida, de vida santa e gloriosa. Vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte. Cristo prepara-se para morrer com Vida Santa e suporta a vida dos que o seguiram e seguem, recolhe sobre Seus ombros toda a humanidade e leva-a ao Pai que é misiricordioso e quer acolher cada um dos seus filhos, no Filho que, enviou ao mundo para redimir e salvar do pecado todo o homem que é amado por Deus, seu Criador.

Jesus neste tempo dá-nos três pista para chegar ao Pai: oração, jejum e esmola.







Bem vou deixar aqui a introdução da minha campanha da Quaresma aqui da paroquia, que retirada da diocese de Aveiro cujo o tema é “Tudo é possível a quem crê!”.





Sonhar e Despertar para uma Vida Nova

Nenhuma novidade há na Quaresma. Já tudo está dito e muitas vezes repetido. Diria que não há nada de novo, a não ser Jesus Cristo e a minha relação com Ele. Com Ele e n’Ele eu estou e vivo a minha relação com o mundo.
Sei que não vivo só, embora possa encontrar-me em solidão; vivo em sociedade ainda que o egoísmo, o desinteresse e a apatia que existem em mim me façam entregar as decisões e os projectos comuns à responsabilidade dos outros, a quem sempre eu culpo; vivo em Igreja mesmo que continue a dizer “eu cá tenho a minha fé” e me comporte muitas vezes como “inimigo da Cruz de Cristo”; vivo no equilíbrio criador da natureza, embora seja também responsável pelo desequilíbrio que se desenvolve através da selvajaria que há em mim e comigo cresce.
Por aqui terá que passar a novidade de Jesus Cristo morto e ressuscitado que me permitirá alimentar a esperança pela fé em Jesus Cristo, meu Salvador e Salvador deste Mundo, e não de outro, porque esta fé e esta esperança transformam a morte em vida, transformam o desânimo e a desilusão em Páscoa.
Este itinerário, em que “tudo é possível a quem crê”, é o caminho assumido por quem acredita num mundo novo, através de um HOMEM renovado, que passa do reconhecimento do seu pecado à liberdade pela graça do perdão, de um HOMEM que transporta em si o pecado do Mundo para o crucificar, e que sai do túmulo da escuridão para a luz da Vida Nova, em e por Jesus Cristo Ressuscitado.
Os desafios que se colocam diante dos nossos olhos são incontáveis: porque confio sou fiel, porque me arrependo mudo de vida, porque encontro Deus louvo o Senhor, porque ressuscito com Cristo a vida nova acontece ao longo de todo o ano.
É isto a Páscoa. Vamos vivê-la assim e anunciá-la assim aos outros.



P.e Costa Leite
Vigário Episcopal para a Educação Cristã

1 comentário:

Diácono Celio A. Ferreira disse...

(JESUS É DEUS ) É MEU BLOG CONHEÇA-O
MEU NOME É CÉLIO ALVES FERREIRA, GOSTEI MUITO DO TRABALHO QUE FIZERAM, EM SEU BLOG.
GLÓRIAS À DEUS PELA VIDA DE CADA UM DE VOCÊS E SEUS FAMILIARES.
CONTINUEM ASSIM. ESTÁ ESCRITO:
SALMOS 1: 1-2 BEM AVENTURADO O HOMEM QUE NÃO ANDA NO CONSELHO DOS ÍMPIOS,
ANTES, O SEU PRAZER ESTÁ NA LEI DO SENHOR, E NA SUA LEI MEDITA DE DIA E DE NOITE¨.