segunda-feira, 8 de junho de 2009

As borboletas e o fogo

Ao tempo que não escrevo nenhuma parabola! pois hoje re-encontrei uma parabola na qual ja tinha reflectido à uns tempos.... quem me dera uma dia chegar ao fim e descobrir este Fogo!


As borboletas reuniram-se, certa noite, na ânsia de conhecerem a natureza do fogo. Diziam: «Haja alguém que nos explique como é, realmente, o fogo.»
Uma delas prontificou-se a ir ao castelo e, de longe, viu a chama da vela. Voltou e transmitiu, quanto pôde, as impressões que lhe ficaram. Mas, a borboleta rainha, que presidia à reunião, julgou-as insuficientes: «Nada sabes sobre o fogo!» - sentenciou.
Partiu uma outra borboleta, mais velha e experiente, penetrou no castelo, chegou a tocar na vela, sentiu o calor do fogo e, voltando, também deu as suas impressões.
«É pouco, muito pouco. Preciso de mais!» - exclamou a borboleta rainha.
Partiu, então, uma terceira, mais jovem, ébria do desejo de saber como seria realmente o fogo. Pousou sobre a chama, abraçou-a com as suas asas, fez-se uma só com ela até se tornar totalmente vermelha e incandescente. Quando a borboleta rainha, à distância, a viu assim totalmente transfigurada, totalmente luz e calor, disse: «Esta conseguiu saber o que queríamos. Ela é a única que nos pode dizer o que é o fogo!»

Como as borboletas, todos queremos saber o que é Deus. Não é, sem dúvida, uma questão de discursos, mas uma aventura. Não basta chegar perto d'Ele, nem mesmo tocá-Lo respeitosamente. É preciso mergulhar no Seu Ser, sentir calor, amar o Seu mistério, aceitar o Seu abraço, ter a Sua Paixão e deixar-se queimar pela Sua chama. Só quem assim procede, pode falar, incandescentemente, sobre Ele e dá-Lo a conhecer.

Sem comentários: