terça-feira, 2 de setembro de 2008

Hoje acho que chegou a hora de falar sobre a minha ausência neste cantinho.
Pois bem fui até Taizé, a chamada peregrinação de confiança através da terra, ir a Taizé é ser convidado a viver uma procura de comunhão com Deus, através das orações comunitárias, dos cânticos, da reflexão pessoal e da partilha.
Este não ano estive quase para não ir mas houve uns “anjos” que arranjaram o que precisava, então lá fui, do Algarve fomos dois autocarros, para ser sincera fora os adultos do meu autocarro era a mais velha, até aconteceu uma cena engraçada que vou partilhar, quando entrei no autocarro uma miúda das novas comentou: “olha aquela senhora também vai…”, enfim eu sei que estou a ficar velha mas nunca pensei que era tanto, tenho que voltar a meter os cremes!!! Hihi (uma brincadeira).
Pois bem já falei que em Taizé temos reflexões, este ano o meu tema de reflexão foi “ Deus torna-se um de nós”, que foi orientado pelo irmão Sebastian, um irmão holandês que tinha um carinho pessoal pelos portugueses pois estava sempre com piadas para o grupo português, é verdade agora à parte éramos 450 tugas nessa semana em Taizé era um em cada esquina.
Muito tinha a dizer sobre a reflexão mas acho que é uma coisa pessoal, posso só dizer que o meu grupo de partilha era muito profundo, constituído por 5 portugueses, 3 alemães, 3 russos e 2 franceses.
Posso referir que como reflectiu S. Agostinho, era ele que estava ausente de Deus e não Deus dele. Realmente eu sinto a falta de Deus quando me sinto mais afastada pois bem estão a ver o género que foram as minhas reflexões pessoais…
Em Taizé somos convidados a realizar trabalho comunitário, pois bem este ano fiz uma coisa que nunca pensei fazer…. Durante duas horas da parte da tarde, das 17h às 19h, estava no lago do silêncio, com uma equipa a mandar calar e a ver se estava tudo na ordem, posso dizer que o espaço era óptimo para reflectir, quando tudo estava calmo era isso que fazia.
E existem malucos para tudo posso referir, o tempo em Taizé é muito instável pois bem durante o tempo de chuva vi pessoas a andarem no lago a reflectir debaixo de chuva…. Foi só um à parte porque em todos os momentos e situações devemos ter tempo para reflectir.
As refeições são sempre um tempo de convívio, a hora do chá, nem vos conto, o chá da noite era sempre muito bem passado. Devo agradecer isso à Liliana, ao Eulálio, à Ana, à Rosa e à Cristina, pois bem no espaço das mensagens nunca aparecia nada para nós então o que pensamos vamos fazer o amigo secreto!!! Devo dizer que as minhas mensagens foram lidas pelas 3 andreias do Algarve!! Mas foi engraçado!!! A minha amiga secreta era uma querida, obrigado Cristina!! Vou escrever um pouco da ultima mensagem que ela me deixou… “ continua sempre com esse sorriso encantador. Que hoje em dia já começam a ser raros”, transcrevi esta parte para dizer Alegrem-se pois “Jesus é nossa alegria, esperança e vida”, foi uma das musicas em francês que mais me tocou este ano em Taizé que me fez chorar!!!
Por último durante a Eucaristia, a minha torneira abriu-se para libertar uma serie de sentimentos da semana e de um ano, posso dizer que o meu amigo Júnior dixe que queria regar por lá o chão, para vocês verem, é bom ter amigos!

Ainda faltou referir por ultimo dormimos em tendas, devo dizer que este ano não dormi sozinha, a minha afilhada e eu durante a noite na nossa suite, era uma alegria isto porque o nosso colxão era uma festa porque parecia que estavamos em alto mar!!!
A todos os que me aturaram o meu muito obrigado!!!
Este ano vai ser um ano difícil por isso Taizé trás sempre uma nova vitalidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

ola querida madrinha!!!
gostei muito da tua reflexão sobre taizé...
quero apenas fazer-te uma rectificação...
aqui vai...

"a melhor parte de todas foi a da hora de ir dormir, pois dividia um colchão insuflável com a minha afilhada que nunca parava quieta...imaginem as minhas noites....lolololol"

assim esta melhor...
beijos da afilhada

Anónimo disse...

Ola amiga

Pois por vezes aparecem anjos no nosso caminho que nos ajudam na escolha do nosso caminho. Também Deus nos guia e como tu transcreves te é bem verdade Ele nunca se afasta mas sim nós nos afastamos, temos de ter conffiança e se nos sentirmos afastados fazemos uma simples oração e sentimos mais proximos. Taize este ano foi bom, e é verdade podemos dizer k passamos uns divertidos momentos juntos, e sim tens te continuar com esse sorriso e com essa alegria é isso que Cristo nos pede.
Bem nao escrevo mais pa não massar lol
Obrigada também pelos bons momentos.
Beijokas liliana