segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"Senhor, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?"
Por vezes vejo-te com o coração dividido. Não sabes se hás-de fazer mais coisas ou se hás-de parar para rezar. Não sabes se hás-de ser uma pessoa de acção ou uma pessoa de contemplação.A solução não está em fazer uma coisa ou outra.
A solução está em fazer e rezar, em agir e contemplar. Cada coisa com o seu tempo específico e do seu modo particular. Mas vais ver que, às tantas, as duas se devem misturar.Por isso, o meu conselho é este: reza de tal maneira que a oração se torne vida e vive de tal maneira que a vida se torne oração.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Comentario ao Evangelho do Domingo III do tempo comum

«Com o poder do Espírito»
A Santa Igreja é o corpo de Cristo: um só Espírito a vivifica, a unifica na fé e a santifica. Este corpo tem por membros os crentes, de cujo conjunto se forma um só corpo, graças a um só Espírito e a uma só fé. [...] Assim, portanto, aquilo que cada um tem como próprio não é apenas para si; porque Aquele que nos concede tão generosamente os Seus bens e os reparte com tanta sabedoria quer que cada coisa seja de todos e todas de cada um. Se alguém tem a felicidade de receber um dom por graça de Deus, deve então saber que ele não lhe pertence apenas a si, mesmo que seja o único a possui-lo.
É por analogia com o corpo humano que a Santa Igreja, quer dizer, o conjunto dos crentes, é chamada corpo de Cristo, uma vez que recebeu o Espírito de Cristo, cuja presença num homem é indicada pelo nome «cristão» que Cristo lhe dá. Com efeito, este nome designa os membros de Cristo, os que participam do Espírito de Cristo, aqueles que recebem a unção d'Aquele que é ungido; porque é de Cristo que vem o nome de Cristão, e «Cristo» quer dizer «ungido»; ungido com este óleo da alegria que, preferido entre todos os companheiros (Sl 44, 8), recebeu em plenitude para partilhar com todos os seus amigos, como a cabeça o faz com os membros do corpo. «É como óleo perfumado derramado sobre a cabeça, a escorrer pela barba [...], a escorrer até à orla das suas vestes» (Sl 132, 2) para se espalhar por todo o lado e tudo vivificar. Portanto, quanto te tornas cristão, tornas-te membro de Cristo, membro do corpo de Cristo, participante do Espírito de Cristo.
(Hugo de São-Victor (?-1141), cónego regular, teólogo)

sábado, 23 de janeiro de 2010

"Quando alguém se entrega a Deus sem reservas, tem de estar disposto a tudo."
Frei Maria Rafael
Acabei de ler esta frase e ficou na minha cabeça no culminar desta noite depois de vir de uma vigilia de preparaçao para as jornadas da Juventude que o tema é: "Que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?" (Lc 18, 18)
E realmente as coisas estão mesmo relacionadas... porque Jesus dá de resposta ao jovem: " vende tudo o que tens, distribui o dinheiro pelos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois , vem e segue-Me".
Estar disponivel, o estar disposto a tudo.. ai como/quando serei capaz de me entregar a Deus sem reservas por vezes penso que sou como este jovem que vai ao encontro mas depois ouve o que não lhe dá muito xeito e la se vai embora....

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

o valor da biblia

Há muitos anos, existiu um homem muito rico que no dia do seu aniversário convocou a criadagem para a sua sala para receberem presentes.Colocou-os a sua frente na seguinte ordem: cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira e o pequeno mensageiro.
Em seguida, dirigindo-se a eles, explicou o motivo de os haver chamado até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta, esperando de cada um a sua própria resposta. Essa foi a pergunta feita:
- O que prefere você receber agora: esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
- Eu gostaria de receber a Bíblia – Respondeu, pela ordem, o cocheiro – Mas, como não aprendi a ler, o dinheiro me será bastante mais útil!Recebeu então a nota, de valor elevado na época, e agradeceu ao patrão. Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar.
Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e, escolhendo bem as palavras, falou:
- Minha mulher está adoentada, e por esta razão tenho necessidade do dinheiro; em outra circunstância escolheria, sem dúvida, a Bíblia.
Como aconteceu com o primeiro, ele também permaneceu na sala após receber o valor das mãos do patrão. Agora, pela ordem, falaria a cozinheira, que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:
- Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo para sequer folhear uma revista; portanto, aceito o dinheiro para comprar um vestido novo.
- Eu já possuo uma Bíblia e não preciso de outra; assim, prefiro o dinheiro.
Informou a arrumadeira, em poucas palavras.
Finalmente, chegou a vez do menino de recados. Sabendo-o bastante necessitado, o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
- Certamente você também irá preferir dinheiro, para comprar uma nova sandália, não é isso, meu rapaz?
- Muito obrigado pela sugestão. De fato estou precisando muito de um calçado novo, mas vou preferir a Bíblia. Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus é mais desejável do que o ouro. Disse o pequeno mensageiro.
Ao receber o bonito volume, o menino feliz o abriu e nisso caiu aos seus pés uma moeda de ouro. Virando outras paginas, foi deparando com outros valores em notas.
Vendo isso, os outros criados perceberam o seu erro e envergonhados deixaram o recinto.A sós com o menino, disse-lhe comovido o patrão:
“Que Deus o abençoe, meu filho, e também a sua mãe, que tão bem o ensinou a valorizar a Palavra de Deus.”


Pense agora: “O que pode ser mais valioso do que a palavra de Deus?”Tudo aquilo que nós precisamos, Deus tem e deseja que tenhamos.A nós, basta aceitar o que Ele nos oferece.
Autor desconhecido

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Oração pelo Haiti

Deus, nossa esperança, confiamos-te todas as vítimas do violento terramoto no Haiti. Quando somos desconcertados pelo incompreensível sofrimento dos inocentes, concede-nos ser testemunhas da tua compaixão.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma fabula

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!
A galinha disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e disse: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.
O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse: - O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não ! Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.
No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo.
Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Moral da História:
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos!


PS.: excelente fábula para ser divulgada principalmente em grupos de trabalho! 'Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos'

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Resumo de 2009

Bem deve parecer parvo ao 7 dia do ano de 2010 escrever o resumo de 2009 mas nunca é tarde para resumir o passado!
O ano de 2009 não acabou muito bem por isso a vontade de escrever não tenha sido muita para o resumir!
Mas foi um ano de muita coisa! Não tivesse o ano 365 dias!
Bem a luta de projecto acabou! A melhor coisa foi a união que ficou entre mim e as minhas amigas!
Acabei as cadeiras todas! Nunca estudei tanto como em 2009!!
Foi ano de bênção (um grande momento), de estágio.
Verão voltar a ver as minhas meninas! Tinha tantas saudades! Ai como elas estão grandes!
Passar bons momentos em Aljezur com dois grandes amigos!
O ano de 2009 teve altos e baixos… acabou um pouco mal porque ando um pouco em baixo porque o maior sonho era acabar o curso mas pronto lá terá que passar para 2010 mas não posso desistir já cheguei ate aqui o Senhor irá continuar a ajudar-me!
Fim!

Slide 2009