terça-feira, 31 de outubro de 2006

O monge e a mulher


Iam dois monges a caminho. Chegaram à margem dum rio que levava muita água. Não havia ponte e era preciso atravessá-lo a pé.
Enquanto se preparavam para a travessia, chegou uma mulher jovem e bonita. Também ela precisava de atravessar o rio, mas não se sentia com coragem.
Um dos monges, ao vê-la em aflição, aproximou-se e disse-lhe:
_ Se quiser, posso ajudá-la a atravessar o rio. Como sou forte, levo-a às costas.
A jovem mulher consentiu. Enquanto o outro monge atravessou o rio sozinho, o outro carregou com a mulher que no final, agradeceu muito reconhecida.
Quando continuaram o caminho, o outro monge, escandalizado, começou a censurr o colega:
_ Então tu atreveste-te s tocar numa mulher. Desobedeceste à santa regra do mosteiro, deste mau exemplo...
O outro, já cansado de ouvir tantas repreensões, disse ao colega:
_ Irmão, eu deixei a mulher depois de ter atravessado o rio. Vejo que tu é que ainda a levas contigo...
Comentários
Parece que um monge viu com os olhos sujos o lindo gesto do colega, ao ajudar a mulher a atravessar o rio. Um gesto de solidariedade que é lido com más intenções.
Costuma dizer-se que " o ladrão pensa que todos dão da sua condição". Será que também nós temos a tendência a interpretação mal as acções depois outros???

Caminhos de Amor

Há uns tempos, a irmã Andreia, das Paulinhas, recomendou-me uns livro com o nome " Caminhos de Amor", devo dizer que foi o dos melhores livros que li nos ultimos tempos!!!
Então vou partilhar com voçês um dos paragrafos que mais me marcou, da pagina 33 ( um numero muito simbolico)!!!
A vocação não se resolve exclusivamente lendo tratados sobre este assunto, nem escutando conselhos sem fim, mas fomentando generosamente a intimidade com Deus e pedindo conselhos, para NÃO NOS DEIXEMOS ENGANAR POR NÓS PROPRIOS!
A intimidade com Deus, o problema da vocação é uma questão de crescimento na Fé e no Amo, conversão pessoal...
A conversão costuma apareçer normalmente, com naturalidade, não força de raciocinios mais ou menos longos, mas num concreto momento da nossa conversão pessoal, da nossa caminhada para Deus, tal como a flor desabrocha num determinado momento da vida da planta...Não adiantaria forçar as folhas da planta para que cresça mais depressa...

Ola a todos!! Tenho andado muito ocupada nos ultimos dias, por isso não tenho escrito nada!! então vou escrever um pouco sobre os meus ultimos fim-de-semanas, sim porque durante os dias de aulas é de tavaira-faro-gambelas, depois é gambelas-faro-tavira...enfim vida de estudante!! :)
Então começo pelo dia 8 de Outubro, foi a ordenação do Pe. Joel Teixeira, que se realizou na Sé de Faro, mas no dia 7 tinhamos ido ( nos grupo de jovens) a S.Pedro, á vigilia de oração pela ordenação do pe Joel, correu tudo muito bem, foi uma cerimonia muito bonita, e parabens ao pe Joel!! para saberem mais podem ler aqui : http://www.diocese-algarve.pt/site/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=969

No fim-de-semana 14 e 15 não fiz nada de especial, além de ir dar catequese e participar na Eucaristia, o normal de um fim-de-semana.
No fim-de-semana 21 e 22, no sabado de tarde catequese e eucaristia, na noite participei na Vigilia Missionaria em S.Tiago, para saber mais aqui http://grupojovenstavira.blogspot.com.
Nesta ultima sexta e sabado fui para a casa de retiros de S.Lourenço do Palmeiral, tirar o 1º modulo do curso de animadores, tenho que me cultivar para o futuro, tenho que aproveitar estas acções.
Depois vim para casa, tinha uma casa cheia á espera, porque o meu querido mano fez 19 anos, então festejamos com uma casa cheia de familiares e amigos!!
Bom para este fim-de-semana logo se vê, logo se escreve!!!!

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Os 3 velhos

ola caros amigos!!! hoje para não fugir muito ao normal fica aqui mais um conto!!! comentem!!!


Os 3 velhos

Uma mulher saiu de sua casa e viu três homens com longas barbas brancas sentados em frente ao quintal dela. Ela não os reconheceu.
Ela disse: acho que não os conheço, mas devem estar com fome. Por favor entrem e comam algo.
- O homem da casa está ? Perguntaram.
- Não, ela disse, está fora.
- Então não podemos entrar. Eles responderam.
À noite quando o marido chegou, ela contou-lhe o que aconteceu.
- Vá diga que estou em casa e convide-os a entrar.
A mulher saiu e convidou-os a entrar.
- Não podemos entrar juntos. Responderam.
- Por que isto ? Ela quis saber.
Um dos velhos explicou-lhe : -Seu nome é Fortuna. Ele disse apontando um dos seus amigos e mostrando o outro, falou: - Ele é o Sucesso e eu sou o Amor. E completou : - Agora vá e discuta com o seu marido qual de nós vocês querem em sua casa.
A mulher entrou e falou ao marido o que foi dito. Ele ficou arrebatado e disse : - Que bom ! Neste caso. vamos convidar Fortuna. Deixe-o vir e encher nossa casa de fortuna.
A esposa discordou : - Meu querido, por que não convidamos o Sucesso ?
A cunhada deles ouvia do outro canto da casa apresentou sua sugestão :- Não seria melhor convidar o Amor ? Nossa casa então estará cheia de amor.
- Atentemos para o conselho da nossa cunhada. Disse o marido para a esposa. - Vá lá fora e chame o Amor para ser nosso convidado.
A mulher saiu e perguntou aos três homens : - Qual de vocês é o Amor ? Por favor entre e seja nosso convidado.O Amor levantou-se e seguiu em direcção à casa. Os outros dois levantaram-se e seguiram-no.
Surpresa a senhora perguntou-lhes: - Apenas convidei o Amor, por que vocês entraram?Os velhos homens responderam juntos: - Se você convidasse o Fortuna ou o Sucesso, os outros dois esperariam aqui fora, mas se você convidar o Amor, onde ele for iremos com ele.
Onde há Amor, há também Fortuna e Sucesso!!!
Nosso desejo para você :Onde há dor, desejamos paz e perdão.Onde há dúvidas próprias, desejamos confiança renovada em sua capacidade de lidar com elas.Onde há cansaço, ou exaustão, desejamos compreensão, paciência e força renovada. Onde há medo, desejamos amor e coragem.