sexta-feira, 31 de março de 2006

Palavras

Então para não fugir ao estilo do blog, aqui vai mais um conto, este é mais silencioso! Parem um pouco e depois como de costume digam o que pensam...

PALAVRAS

O padre do convento tinha passado toda a tarde com um grupo de jovens que queriam entrar para a Ordem religiosa. Falou-lhes da atitude de contemplação.
Ao fim do dia, convidou os jovens a um momento de oração. Pediu-lhes que fizessem um esforço de muito silêncio interior. E disse:
- Agora vamos rezar. Cada um de vós dirá uma oração que tenha no máximo... uma palavra. Depois, escutemos o silêncio.
Os jovens, passados uns instantes, começarem a dizer palavras em voz alta. O primeiro disse apenas "Oh", uma simples exclamação. Os outros foram dizendo mais palavras: Senhor, Deus, Pai, Luz, Fogo, Amor, Justiça, Fonte, Santidade, Alegria, Paz...
Fez-se um largo silêncio. O padre que orientava a oração, concluiu dizendo: "Amen".
Ao retirarem-se, um dos jovens perguntou-lhe ingenuamente:
Senhor Padre, qual a melhor das palavras que foram ditas?
- Todas, porque todas falam de Deus.
- E se tivesse de escolher apenas uma?
- Eu escolheria a primeira, "Oh". São duas letras, e uma delas é muda. Elas expressam o que podemos dizer acerca de Deus.


COMENTARIO

É preciso falar de Deus com modéstia. Ele é infinito e nós somos seres finitos. As nossas palavras são incapazes de definir o mistério de Deus.
Olá pessoal! Desculpem não ter escrito nada de novo, mas a Universidade tem destas coisas, ocupa nos o tempo...mas neste momento é mais Tecnologias DNA Recombinante (um grande cadeirão, são 150 alunos inscritos!!!), tenho exame segunda-feira. Mas hoje tive uma boa noticia passei no exame de Fenómenos de Transferência II, foi muito fixe, estava a ver que ia ter uma grande negativa, mas passei com 9.5. Fiquem contentes por mim.
Mas hoje vou tentar comentar o meu dia no domingo que passou (que para mim foi muito importante), mas se quiserem saber mais sobre esse dia visitem o blog do Grupo de Jovens!!!
Então no Domingo a convite do Pe Rui, fomos visitar o seminário (que já conhecia) e o Carmelo que nunca lá tinha ido.
Então aqui vai o meu comentário a esse dia:
Pois bem, a frase da semana foi não sei se anseio se receio! (por vezes mencionada por mim e pelo Zé, um grande amigo).
Sinto que voltei ainda pior. Mas vou explicar melhor, para ver se todos percebem...
Eu sinto grande sensibilidade a estes encontros, não sei bem porque, ou melhor se calhar sei, não quero mesmo dar a resposta ao meu interior...ainda, mas como costumo dizer o meu caminho só Jesus o sabe!
Quero dizer que fomos muito bem recebidos tanto no Seminário como no Carmelo!
Como disse lá no Carmelo apareceu-me muito mais estranho do que estava à espera, isto porque eu pensei que tivesse "grades" mas nunca pensei em falar com as irmãs através de uma, as minhas palavras simplesmente foram: "Parece que as Irmãs tem uma doença!", e elas com a sua simpatia e graça responderam à letra! "Estamos doentes por amor..."
Vou ser sincera para quem não foi, fiz o meu trabalho de casa e a curiosidade levou-me a fazer perguntas numa folhinha de papel...
E cheguei à brilhante conclusão que as irmãs não estão doentes, mas muito bem de saúde, porque o Amor de Deus é tão grande e o que as leva estarem no Carmelo é tão bonito que não são sacrifícios mas graças!!!
E o estar "sós com o Só" - frase de Santa Teresa do Menino Jesus, é a pura da realidade, tenho a certeza que no silêncio do Carmelo é muito mais fácil ter o coração aberto a Amar a Deus e O encontrar!
Mas alegria que as Irmãs demonstram no seu olhar para mim levou-me a reflectir sobre muita coisa...tanto que hoje só me vem à cabeça a musica que cantaram para nós... Elas realmente são mais livres do que todos nós, porque fazem tudo por Amor!!
E já me esquecia do silêncio que lá senti quando entrei chegou ao fundo do ser.
E então foi assim... um dia importante para crescer na Fé!!

terça-feira, 21 de março de 2006

Precisa de ti


Nesta altura da Quaresma, por vezes não pensamos bem no futuro, que esta próximo, o momento de voltar à VIDA, o momento de RENASÇER, o momento que Cristo vai Ressuscitar e salvar-nos a todos dos pecados!!!
Então aqui vai mais um texto para reflectir, espero que gostem, porque se eu também não gostasse, não o tinha posto para vocês o lerem! Por vezes acontece com todos nós, mas não vou resumir, espero que leiam e comentem o que sentem ao ler este texto!

PRECISA DE TI

Ao fim de um dia de trabalho a comunidade religiosa reuniu-se para a oração da tarde.
Quando chegou o momento das preces, o animador disse aos religiosos para que, em vez de recitarem as orações que estavam no livro, que fizessem orações espontâneas, estas começaram logo a surgir.
Disse um irmão: « Senhor, eu te peço...» e concretizou o seu pedido. Imediatamente outro continuou: «Senhor, eu te peço...» E logo outro e mais outro, sempre começando do mesmo modo: « Senhor eu te peço...»
Aquele que presidia à oração disse:
- Já pedimos a Deus muitas coisas. Agora, em silêncio, vamos escutar a Deus, para que Ele nos diga como o podemos ajudar.
Terminado o momento de oração silenciosa, concluiu:
- Obrigado, Senhor, porque queres contar connosco.
E todos responderam em coro:
-Amen.



Comentário:

A oração empenha-nos à acção. Deus comunica que precisa de nós para instaurar neste mundo um Reino de Justiça, Amor e Paz. Peçamos-lhe que nos dê o seu Espírito de fortaleza, de audácia, de esperança. Deus conta com os nossos braços, a nossa inteligência, o nosso coração.

sábado, 18 de março de 2006

O AÇUCAR

Entao aqui vai mais um texto para refletir!! este hoje foi mandado pelas Irmãs Paulinhas!!!

Certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição dominical, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; fez-nos como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe: - Como vocês sabem que Deus existe, se nunca o viu?
A sala ficou toda em silêncio...Pedro, um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não o vemos, mas se ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor.
A professora sorriu, e disse: - Muito bem Pedro, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia.Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida! Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança."
A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe e nunca existirá, nem mesmo nos melhores açúcares.
Não esqueçam de colocar "AÇÚCAR" todos os dias em suas vidas.

quarta-feira, 15 de março de 2006

DAR O LUGAR

Desculpem não ter posto nada de novo. Mas tive com uns problemas no PC?
Então aqui vai mais um conto, este é do livro Boa Noite, pequenas histórias para o espírito?
Espero que gostem e ponham em pratica no vosso sentido de vida, lembro que estamos na Quaresma, tempo de abstinência, oração e conversão por isso rendam-se ao Salvador, que nos Ama tanto que deu a sua vida por nós.
Então aqui vai:

O navio espanhol Remus naufragou nas costas das Filipinas. Pânico da tripulação e dos passageiros. Todos queriam entrar nos salva-vidas. Alguns, desesperados, lançaram-se ao mar.
Somente dois missionários mantinham a calma e ajudavam as pessoas a entrar nos botes. Quando o navio estava prestes a afundar-se, os marinheiros chamaram os dois missionários a fim de entrarem no último bote salva-vidas. Mas havia lugar apenas para um. Foi então que um deles, voluntariamente, ficou no navio e, de joelhos, desapareceu nas águas.
O outro missionário estava salvo. Mas viu um náufrago exausto a nadar em direcção ao bote, suplicando um lugar. O missionário, sem hesitar, gritou-lhe:
-Venha! Eu dou-lhe o meu lugar!
Atirou-se ao mar e desapareceu debaixo das ondas. O nadador pôde ser recolhido e salvo
.


COMENTARIO

Estes gestos dos missionários não se improvisam. Surgem nestes momentos de risco, porque optaram por um estilo de vida orientado em AMAR e SERVIR os irmãos, dando por eles a vida, sempre que necessário.
Os missionários indicam aos cristãos em geral as metas para onde aponta o Evangelho de Jesus: Amar-nos uns aos outros como o Senhor nos amou.